Total de visualizações de página

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Flamengo 2 x 1 Gremio


É esse o momento em que mesmo você não querendo, a lágrima cai. Cai, e faz transparecer o amor, a alegria, a emoção de ser Flamenguista. Ser Flamengo é incrível, é coisa de outro mundo. E para o Flamengo é tudo difícil, se fosse fácil simplesmente não seria Flamengo. Tudo na raça é mais gostoso. Parabéns a nossa nação, que mesmo nas dificuldades não abandona, ta sempre junto e apoia. Essa é nossa história, de dificuldades, mas também de títulos, ídolos e glória. E nós somos o patrimônio desse clube. É por esse dentre tantos outros motivos, que incansavelmente assisto esse vídeo, revejo essa partida ... e mesmo sabendo como e qual será o resultado a emoção se multiplica pelo tamanho infinito da nossa torcida, e é por isso que a lágrima cai, que agente se arrepia, pois não é só um time, é nossa forma de vida. De uma coisa eu sei, e sei bem, esse 06 de Dezembro de 2009 aconteça o que acontecer, desse dia, desse título, dessa história, eu jamais vou esquecer. Isso é Flamengo luta,vontade, força, raça, superação, amor, paixão, CAMPEÃO. Hexacampeão. 

Num ano em que inicialmente poucos acreditavam que o Flamengo pudesse chegar ao G-4 ou tão pouco brigar pelo título. Um time jovem, comandado pelo então técnico Cuca que na quinta rodada levou de 4x2 do Sport, e na rodada seguinte foi derrotado pelo Coritiba, por 5x0. Chances de título ? Parecia impossível. E talvez seria ... Se não fosse o Flamengo. Mas o cara lá de cima, já tinha determinado que o Mais Querida, seria Hexa. 

E na 14º rodada o ídolo Andrade, recordista de títulos brasileiros, campeão mundial em 81 estava assumindo o time como interino, e assinando definitivamente seu nome na história do clube, não como jogador, e sim como técnico que nos ajudou a conquistar um título que não conseguíamos há 17 anos. E a partir desse momento, a postura do time mudou. Pet, veio sendo mais aproveitado. Todo trabalho consistia na recuperação do time no campeonato, mas até então ninguém falava em título, cogitavam o G-4, pois se chegassem no topo da tabela, talvez tivessem alguma chance de disputa pelo caneco. 

O time foi se firmando aos poucos, sua maior dificuldade era vencer fora, por isso vencer em casa era obrigação. Era o Flamengo. O time foi crescendo na competição. E foi na 29º rodada, com a vitória de 2x1 sobre o SP que a equipe rubro-negra viu, que dava. Que os torcedores que tinham certa desconfiança passaram a acreditar. 

E foi na antepenúltima rodada que ganhamos um título, não o sonhado Hexa. E foi a nação quem conquistou. Foi conta o Goiás, a nação fez o maior e o mais lindo mosaico do mundo. O campeonato já na reta final, a festa foi linda embora o Flamengo tenha saído com um empate, sem gols.Ganhar contra o Corinthians, nosso próximo adversário era obrigação. E ganhamos. Estávamos em segundo na tabela e há um jogo de conquistarmos o Hexa. Flamengo é Flamengo, literalmente. 

Enfim, 06-12-09. Decisão. A última, já que todos os outros jogos foram encarados como decisão, pelos jogadores, técnico,  comissão e torcedores. Flamengo x Grêmio, essa era a final. O Rio de Janeiro, o Brasil era vermelho e preto, era Flamengo. Mas precisávamos vencer. Não sabíamos como exatamente o Grêmio viria, uns diziam que o colorado entregaria o jogo já que se o rubro-negro perdesse, a chance do título seria favorável ao Internacional, seu maior rival. É só analisarmos, se não facilitaram pra gente nas 37 rodadas anteriores, por que facilitariam agora ? O título só dependia da gente, da vitória.

Me lembro claramente, como se fosse hoje. Era um domingo de sol, um dia perfeito. A melhor combinação. Rio de Janeiro, calor, futebol, Flamengo, decisão. Assisti o jogo num bar, com meu pai e meu irmão, já estávamos acostumados a frequentar aquele lugar. Estávamos cercados de amigos. Eu via pela TV, e ficava admirada com a festa que acontecia no Maracanã, e a minha vontade era estar lá. E de fato estive, não de físico. De alma. A partida foi difícil, brigada. Aos 21 da etapa inicial, Roberson abriu o placar para o Grêmio. E assim como eu, meu pai e todos que estavam naquele bar, por um momento o Maracanã se calou. Mas no fundo ainda acreditávamos no título, no Flamengo.  Embora o Flamengo fosse um time ofensivo. dois zagueiros consagraram-se com os gols, do Hexa. E oito minutos depois, Flamengo empatou, com David Braz. E isso, fortaleceu nossa esperança que ainda estava viva em cada um de nós. Pois quem é flamengo sabe, a esperança não é verde, é rubro-negra. E no segundo tempo, um cara que levo no peito, como ídolo Ronaldo Simões Angelim também zagueiro, depois de uma cobrança de escanteio, marcou o segundo gol. O gol da vitória. O gol do título. Do Hexa. O gol dele. O nosso gol. Pra mim esse cara é um exemplo de pessoa, de jogador. 
Eu não tenho vaidade comigo.Minha vaidade é ver o Flamengo ganhar". Angelim


Depois desse ano, desse jogo eu  e mais 35 milhões de torcedores podemos ter a certeza que Flamengo é força, superação, como já foi dito. Sobretudo é amor, e nós não fazemos mais que a obrigação em estar com ele e apoiá-lo seja onde for. Flamengo, é a minha vida. Parabéns a ele, a mim e a toda torcida. Parabéns a cada ser Rubro-negro que carrega orgulhosamente no peito seis estrelinhas.- Hexacampeão.

Um comentário: